Sovaco de Cobra Trio-Visita Avendano Júnior

FIO DA NAVALHA PLAY MUSIC – SOVACO DE COBRA TRIO

Visita Avendano Júnior

Sexta-feira é dia de musica boa aqui no Fio da Navalha e hoje trazemos com imenso prazer o grupo Sovaco de Cobra Trio em seu ultimo trabalho.
O texto que segue abaixo foi feito por Gil Soares, integrante do Sovaco de Cobra. Leiam carinhosamente e depois ouçam este lindo trabalho deste grupo Pelotense.

————————————

“O Avendano não é grande por ter tocado muito bem seu cavaquinho. O Avendano não se tornou uma lenda por ter composto mais de uma centena de melodias sofisticadas.
O Avendano é grande, lendário e relevante para nossa cultura por ter sido um ser humano excepcional em generosidade, carisma e capacidade de agregar pessoas. AGREGAR!!!
A música, seu dom, sua linguagem, é um instrumento deste maravilhoso mecanismo que dá a cada um de nós uma missão que é ao mesmo tempo dádiva e desafio. A dele foi e segue sendo esta: a de ser um ponto de convergência entre muitos, de muitas gerações, que se aproximam de sua obra e que a multiplicam, seja em forma de MÚSICA mesmo, seja por serem tocados por seu exemplo de generosidade e simplicidade.” (Gil Soares – músico)

Com o objetivo de difundir a obra do compositor/cavaquinista pelotense Joaquim Avendano Junior, falecido em 2012, o Sovaco de Cobra Trio, composto pelo violonista Silvério Barcellos, o percussionista Jucá De Leon e o flautista Gil Soares gravou um cedê, com financiamento do Procultura SeCult Pelotas/RS, registrando doze de suas composições. Uma das faixas, o choro “Mimoso”, é um registro de 2011 com a participação do compositor e do violonista Milton Alves, seu parceiro histórico.
Amigos pessoais do cavaquinista, os membros do Sovaco de Cobra consideram a tarefa de divulgar a obra de Avendano ao mesmo tempo uma grande honra e uma enorme responsabilidade, já que se trata do primeiro registro deste tipo sobre suas composições. A escolha do material foi um meio-termo entre questões técnicas e afetivas, priorizando as composições que se adaptassem às características do trio e ao mesmo tempo encontrassem uma identificação mais profunda com o gosto musical de cada um.
Com a intenção de “trazer o Avendano para dentro do disco” o trio incluiu entre algumas faixas gravações da voz do compositor fazendo comentários, às vezes sobre as músicas, em outras simples brincadeiras entre parceiros. Os arquivos de áudio foram cedidos pela Moviola Filmes, que em 2011 realizou um documentário sobre o Bar Liberdade, onde Avendano tocou e reuniu várias gerações em torno do Choro por mais de 40 anos.

Clique aqui para ouvir o CD Sovaco de Cobra Trio – Visita Avendano Júnior

https://ofiodanavalha.com/playlist/sovaco-de-cobra-trio-visita-avendano/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *