Sete Entardecer – Três Marias – Palhaços

Três Marias 

O grupo Três Marias apresenta o show Mariê Mariô. Um espetáculo que se propõe a apresentar o que é cantado, dançado e brincado no cotidiano dos mais diversos bairros e comunidades em território brasileiro.

No show o grupo apresenta um repertório trabalhado de forma contemporânea e própria, trazendo a diversidade de ritmos e expressões culturais musicais de diferentes regiões do Brasil. São ritmos gaúchos, alguns deles pouco difundidos como o maçambique e quicumbi, além de outros como forró de rabeca e pífano, samba de roda, côco, ijexá, ciranda, baião de princesa, jongo e bumba meu boi. Um apanhado de cantos e cantigas tradicionais, composições autorais e de parcerias, em que se pode perceber as semelhanças sonoras, assim como as particularidades de cada região do país.

Três Marias é um projeto realizado a partir do diálogo e da vivência com mestres e mestras de diversas expressões culturais populares, que tem como objetivo divulgar e contribuir com a valorização desses saberes e dos grupos que criam e recriam estas práticas e lutam por reconhecimento, por meio de apresentações artísticas, vivências e oficinas.

Além disso o grupo se preocupa em valorizar o protagonismo da mulher como brincantes, instrumentistas e compositoras. E também valorizar e difundir a prática dos instrumentos de percussão.

O projeto Três Marias surge da junção de três integrantes da Banda de pífanos e de Cultura Popular Mestre Zé do Pife e as Juvelinas (DF/PE). As quais também acompanham o mamulengueiro Chico Simões da Cia Mamulengo Presepada do DF (teatro popular do nordeste brasileiro).

Hoje, radicado em Porto Alegre, o grupo Três Marias é coordenado por Andressa Ferreira e Gutcha Ramil. Com a proposta de integrar ao grupo mulheres artistas, brincantes que tenham interesse em complementar e fortalecer o projeto por meio de diferentes linguagens, como a dança, a poesia e o canto.

O grupo já contou com a participação da Kika Brandão, que fez parte da primeira formação do grupo em Brasília, das gaúchas Pâmela Amaro, Negra Jaque, Thayan, Rita Rosa, Camila Camargo, Carine Camargo, Janaína Pereira, Nina Fola, Kyky Rodrigues e Tamiris Duarte. Também com a baiana Aline Silveira e com a brasiliense Nãnan Matos.

O repertório apresenta um pouco da diversidade de ritmos e expressões culturais musicais de diferentes regiões do Brasil. Ritmos como o forró de rabeca, samba de roda, côco, ijexá, ciranda, baião de princesa, jongo, bumba meu boi, maçambique e quicumbi. Um apanhado de cantos e cantigas tradicionais, composições autorais e de parcerias.

( Do Site Três Marias-http://tresmariasbrasil.wixsite.com/tresmarias )

Palhaços 

O espetáculo “Palhaços”, baseado no texto de mesmo nome, do dramaturgo brasileiro Timochenco Wehbi, busca assumir um papel de questionamento.

Protocolar no começo, a conversa descamba para um conflito entre duas pessoas que são lados opostos da mesma moeda como sugere o título no plural,  ambos são palhaços, mas só aquele que faz disso uma profissão se reconhece como tal.

Sagaz, mas desiludido, o palhaço Careta vai, aos poucos e por vezes até cruelmente, revelando ao fã quanto os dois são parecidos.

O tema da peça é universal e atemporal, através do qual se pode comunicar e expressar amplamente nosso interior e a busca da felicidade presente em cada um de nós.

Curta abaixo as fotos dos dois espetáculos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *