Primeira Exposição de Músicos em Pelotas – Eduardo Freda

Foto realizada por: Moizes Vasconcellos

Neste mês vamos ir postando um pouco da nossa Primeira Exposição de Músicos em Pelotas.

A Exposição aconteceu em 2016 em três locais da cidade: Museu do Doce, CDD do Dunas e a Guabiroba.

Vamos ir postando um a um destes Músicos que participaram de nossa Primeira Exposição.

Conheça os grandes talentos de nossa cidade !

Eduardo Freda ( Dudu Freda )

Cantor e compositor(, é filho de Ogum, devoto de Jorge Benjor, Clara Nunes e Dorival Caimmy, natural de Pelotas, sul do Rio Grande do Sul. Conterrâneo de Giba-Giba e Mestre Batista e gaúcho como Oliveira Silveira, Eduardo Freda tem em sua poesia as coisas de sua região e na musicalidade uma antena conectada ao mundo.

Mistura suas raízes com world music, samba, jazz, música eletrônica, tambores africanos, árabes, afro-brasileiros e com o Sopapo, autêntico tambor do estado do Rio Grande do Sul e patrimônio cultural de nosso estado, peça importante no Carnaval de Pelotas nas décadas de 60, 70 e 80, que por suas dimensões e som grave, confere sonoridade própria ao samba gaúcho.

A influência de Eduardo Freda vem dos barracões das escolas de samba, das batucadas improvisadas nas esquinas do Bairro Ambrósio Perret, na periferia de Pelotas, situado próximo ao arroio Pelotas, manancial de água que inunda a música de Eduardo Freda de sentimentos, personagens, Santos e Orixás, poesia negra e musicalidade à flor-da-pele.

É um artista mensageiro entre dois tempos.

Primeira Exposição de Músicos em Pelotas – Eduardo Freda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *