O Fio da Literatura | Eu Não Sou Cachorro Não | Sobre Odair José

“…no ano seguinte, a Philips voltou a enfrentar mais um seria problema com a censura, desta vez, porem em relação ao samba
Apesar de Você, de Chico Buarque, que num primeiro momento também foi liberado, chegou as paradas de sucesso, sendo depois decretada a sua proibição e consequentemente o recolhimento das lojas.
Mas o que quer enfatizar aqui é que, embora a memoria produzida sobre aquele período destaque apenas a repressão politica – que no campo da musica popular tem em Apesar de Você um exemplo frequentemente citado – vê-se pelo caso da musica Je t´Aime… Moi nom Plus que a repressão moral atuava com a mesma intensidade.
No rastro da chamada “defesa da moralidade e dos bons costumes” diversos artistas populares tornaram-se alvos da censura do regime. Como demonstram os episódios que envolveram o cantor Odair José.
“ O que rolava antigamente na música popular brasileira era o namoro de portão sob a luz do Luar – diz ele eu vim falando de cama, de pílula, de puta, de empregada doméstica, porque essa é a realidade do Brasil. Eu sou um grande cantor da realidade. Eu não sou um cantor de sonhos. Eu sempre digo isto para as pessoas: não ouçam meus discos esperando ouvir sonhos; vocês vão ouvir a realidade. Então foi por isso que eu me tornei um artista polemico e a censura começou a me proibir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *