Dica de Filme-SEM PENA

Sinopse:

Justiça, este o mote do filme.

Mas a partir daqui abrem-se inúmeras questões:Mas o que é justiça? Como se faz? O que é injusto? A pena de um crime é a dimensão deste crime? Pagamos por tudo de errado que fazemos?

O filme é um documentário, apontando diversas falhas de nosso sistema judiciário. Através de depoimentos entremeados com arte, o diretor vai conduzindo o filme para uma nuance profunda que rompe para além de fatos jornalísticos. Simples e sem sensacionalismo ou ficção, apenas a verdade daqueles que estão no “topo” e no final da fila da justiça. Outra pergunta, o que determina isso?  Quem é mais importante?

O diretor, faz perguntas silenciosas e essenciais sobre a própria função da pena e a noção de justiça. A maior surpresa diante desta obra é o fato de não mostrar as pessoas que prestam depoimentos ao filme. Não que elas apareçam com algum tipo de distorção da imagem sobre o rosto, para proteger sua identidade.

Enquanto os entrevistados (detentos, professores, juízes, filósofos, pessoas comuns) falam sobre a sua visão da punição e suas experiências com o tema, o diretor busca analogias mais ou menos diretas à questão, como a fachada de prédios públicos, estátuas com símbolos de liberdade, tribunais etc.

A intenção nunca é comover o espectador através das histórias de abusos e injustiças, e sim fazê-lo pensar, ativamente.

O filme é uma obra essencial para conhecermos um pouco destas historias tão anônimas e tão nossa, que por uma infelicidade acabamos por ficar insensíveis.

Ficha técnica: 

Diretor?:Eugênio Puppo
Filme de 2014
Estilo - Documentário

Você pode assistir o filme na integra no link logo abaixo

Filme - SEM PENA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *