Dica de Filme – Poliamor

Fio da Navalha Arte & Comunicação, traz hoje para comentar a dica,
de Filme algo polemica, o Documentário - Poliamor e o escritor e jornalista  
Deco Rodrigues aceitou nosso convite traçando
um certo paralelo com sua obra autoral: Três contra Todos.

 

Quando o roteirista e diretor José Agripino produziu o documentário Poliamor, lá em 2010, provavelmente não imaginava o quanto as temáticas poliamor e amores livres ganhariam espaço na mídia ao longo dos anos seguintes.

O documentário “Poliamor” foi selecionado em 25 festivais de cinema no Brasil, ganhou o Prêmio André Carneiro de curta-metragem no Curta Atibaia 2010 e Melhor Roteiro Festival Close de cinema da diversidade sexual 2011.

Escrevi meu romance de estreia no fim de 2012, e somente durante a escrita é que conheci o termo Poliamor, consecutivamente esse belo documentário. Três contra Todos foi lançado em 2013 e é um dos três romances brasileiros que aborda o poliamorismo, devo confessar que também não imagina que três anos depois o assunto seria pauta em inúmeras matérias na mídia impressa, sites e programas de televisão.
Mesmo ainda não conhecendo o conceito Poliamor no início da minha aventura em escrever um romance, sempre esteve presente seu significado, três pessoal envolvidas num relacionamento em que todos estivessem cientes e de acordo com o que estava acontecendo. No caso dos personagens do Três contra Todos, eles foram aprendendo e tentando a lidar tudo isso durante o desenrolar da trama.

É preciso reforçar que Poliamor não é fetiche sexual, poliamor envolve afetividade, respeito, sinceridade e desejo de um relacionamento sério e duradouro envolvendo mais de duas pessoas.

Mesmo aqueles que não se sentem confortáveis com a possibilidade de viver a não-monogamia, aconselho que leiam mais sobre Poliamor, compersão, entre outros termos e conceitos dos chamados Amores Livres.

Por Deco Rodrigues
Autor da obra  – Três Contra Todos.
Abaixo o documentário Poliamor – Completo.

POLIAMOR-DOCUMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *