Dica de Filme-Documentário Mucamas

O Brasil é o país com o maior número de domésticas do mundo. Segundo os dados mais recentes da Organização Mundial de Trabalho, são 6,7 milhões de mulheres na função, representando 17% das trabalhadoras do país. É para ouvir a voz dessas mulheres, que o coletivo Nós, Madalenas lançou o documentário Mucamas.

O filme joga luz sobre mulheres que dedicam suas vidas à vida de outras famílias. O que torna o projeto ainda mais especial é que as entrevistadas são mães de cinco integrantes do coletivo. Ambientado na maior cidade do país, São Paulo serve de pano de fundo para relatos intimistas que revelam a necessidade de repensarmos o papel dessas profissionais no mundo em que vivemos. Conversamos com a Ione Gonçalves, estudante de Artes Visuais e editora do documentário, que nos contou mais o coletivo e o projeto do documentário.

==============================

SINOPSE: O documentário conta a história da vida de mulheres que são ou já foram empregadas domésticas, escancarando suas lutas e desigualdades. Ao centro, o enraizado pensamento da casa grande sob a Senzala e o discurso do ‘trabalho e desenvolvimento’ que garante a manutenção da lógica serviçal, de herança claramente escravocrata: preconceitos, classismos, distâncias, muros, pontes, remuneração, relações de poder, patroas, empregadas.

Narrada pelas trabalhadoras, a direção do filme é das próprias filhas, e por isso propõe também uma importante reflexão sobre representatividade e a construção de narrativas populares. Pela soberania audiovisual em todas as periferias! Pela democratização dos meios de comunicação.

O filme foi convidado para o festival SEDA de Campinas, Festival alternativo de cinema alternativo e comunitário Ojo Al Sancocho, de Bogotá – Colômbia, venceu o Cine Gato Preto com menção Honrosa, no seminário de educação popular promovido pelo Cesaq e a UFRJ no Rio de Janeiro, e tem sido distribuído às fábricas de cultura e outros espaços culturais da cidade, como dispositivo de debate e reflexão política, social e cultural e luta das mulheres.

Assista o filme completo no link abaixo.

Ficha técnica:

Curta metragem: 15 minutos

Direção -Coletivo Nós, Madalenas

Ano da Produção: 2015

Gênero: documentário



Documentario - MUCAMAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *