Dica de Filme-Defensorxs

Filme DEFENSORXS traz à tona vida de quem luta em defesa dos direitos humanos no Brasil (prévia) .

No momento em que o Brasil vivencia medidas consideradas contrárias à consolidação dos direitos humanos, com o um inicio de um retrocesso na escala dos direitos básicos, como a aprovação da redução da maioridade penal e a exclusão de conteúdos sobre gênero dos planos de educação, organizações como a Plataforma Dhesca Brasil, a Justiça Global, o Intervozes e a Nigéria lançam o filme DEFENSORXS, que traz à tona o difícil cotidiano de quem luta em defesa de direitos no país.

Realizado pelo coletivo e produtora cearense Nigéria, o longa aborda realidades de grupos, entidades e movimentos nas cinco regiões do Brasil, onde homens e mulheres resistem aos impactos de grandes obras, como Belo Monte, e defendem a justiça social, o território, a livre orientação sexual e outros direitos fundamentais. Esta é uma previa do filme que ja demonstra a qualidade e a importância desta discussões.

Em capítulos, discute o que é ser defensor ou defensora de direitos humanos e traça um panorama documental sobre a resistência de pessoas que buscam melhorias e avanços em suas pautas, mesmo quando ameaçadas – inclusive de morte.

Assista o filme na integra logo abaixo.

FICHA TÉCNICA

Direção: Bruno Xavier, Pedro Rocha, Roger Pires, Yargo Gurjão

Argumento: Anderson Moreira, Iara Moura, Roger Pires

Dir. de Fotografia: Valentino Kmentt, Bruno Xavier, Yargo Gurjão

Edição: Bruno Xavier, Pedro Rocha, Roger Pires, Yargo Gurjão

Produção: Pedro Rocha, Roger Pires, Iara Moura, Anderson Moreira

Narração: Silvio Gurjão, Yargo Gurjão, Roger Pires, Pedro Rocha, Bruno Xavier e Frida Popp

Ilustrações: Daniel Chastinet

Identidade Visual: Daniel Chastinet, Regys Lima

Colorização e Finalização: Guto Parente

Captação de Som: Valentino Kmentt, Pedro Rocha, Roger Pires

Gravação em Estúdio: Airton Montezuma

Mixagem/Restauração de Som: Érico Paiva (Sapão)

Trilhas: Matheus Valente, Eros Augustus

Ano da Produção:2015

Duração:90 minutos

CURIOSIDADES

FINANCIAMENTO COLABORATIVO NO CATARSE

O X DA QUESTÃO

A grafia do título do filme sugere a apropriação por todos os gêneros, sendo a pronuncia correta “defensores e defensoras”.

PRODUÇÃO COLETIVA

O filme nasce da campanha SOMOS TODXS DEFENSORXS, realizada pelas organizações Intervozes, Plataforma DHESCA, Justiça Global e MNDH. O apoio é do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

A equipe do filme contou com 3 pessoas por gravação, revezando as funções e sem hierarquia. Com câmeras HDSLR, microfones e gravadores portáteis, a equipe investiu muito tempo e trabalho na montagem do filme, onde cada membro do coletivo editou um capítulo.

DEPOIMENTOS

Antes do filme, foram produzidos depoimentos individuais de defensores e defensoras de direitos humanos que guiaram boa parte da pesquisa para o filme. Esse vídeos estão disponíveis no canal da campanha SOMOS TODXS DEFENSORXS no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.