Dica de Filme | De baixo da Ponte ou na beira do rio (curta-metragem) Pelotas

Sinopse:

“O documentário ‘De baixo da ponte ou na beira do rio’, faz um recorte observativo no cotidiano da comunidade de pescadores que vivem às margens do canal, abaixo da ponte desativada Alberto Pasqualini.

Tivemos nosso primeiro acesso à comunidade, através do educador ambiental Cauê Lima Canabarro que nos apresentou o senhor Valmir, líder comunitário do local.

Todos os moradores nos receberam muito bem, e logo entenderam que o filme poderia colaborar com a visibilidade social proporcionada. Então, nosso objetivo é retratar o que se olha mas não se vê. Através de um documentário observativo, que não expõe de imediato as pessoas documentadas, mas sim o ambiente em que elas vivem.

Assim, sem julgar a condição deles e apoiado nas descobertas do cineasta Robert Drew, foi que desenvolvemos a metodologia para o trabalho. Além de trazer comigo o estofo formativo da academia, me inspiro em diretores brasileiros como Silvio Tendler e Eduardo Coutinho, bem como cineastas estrangeiros como Michael Haneke e Wim Wenders”.

texto extraído do DIÁRIO DA MANHÃ por Carlos Cogoy

De baixo da Ponte ou na beira do rio (completo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *