Booker Pittman – Curta

A trajetória do músico americano Booker Pittman (1909-1969), um dos pioneiros do jazz no Brasil. O saxofonisa e clarinetista tocou com grandes como Count Basie, Ben Webster e Louis Armstrong. Veio ao Brasil em 1936, tocando em São Paulo, Rio, Londrina etc. No começo dos anos 60, lança a carreira de Eliana Pittman – morre em 1969 após um câncer na laringe.

Pittman tocou seu saxofone em um bar de Al Capone na Chicago dos anos 30, então foi para a França, onde conheceu um músico brasileiro e por volta de 1936, iniciou uma jornada mambembe pela Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Corte para Londrina, em 1950, cidade onde o vício em álcool e drogas o fez virar músico de prostíbulos baratos.

Assim ele perambulou pelo interior do Paraná, e foi dado como morto pela revista Cruzeiro. Mas um amigo encontrou Booker vivo, em 1957, trabalhando em um bordel da cidade de Cornélio Procópio. No ano seguinte, a volta por cima: acompanhou Louis Armstrong numa apresentação em São Paulo, onde cruzou com Ophelia.

Direção e Montagem: Rodrigo Grota (2008)

Booker Pittman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.